Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Conhecimento de Si

 EU E MEU CORPO


Iniciamos o trabalho de conhecimento de si com uma forma simples e concreta, com o uso de espelho e fotografias. 
Quando percebemos que as crianças já sabiam identificar a própria imagem e a dos colegas passamos para a próxima fase: ter consciência do seu corpo e perceber suas partes. Em outras atividades trabalhamos o movimento e isso envolveu a percepção da função que cada parte do corpo tem, mas isso fica para outro post.
Na atividade do conhecimento do corpo partimos do trabalho com contorno deles na cartolina. Fizemos o contorno de  cada um, falavamos o nome de cada parte contonada: Um pé, agora a perna, e o outro pé...assim com todo o corpinho deles. e Depois que recortamos esse desenho e eles perceberam que no papel ficou o desenho do corpo em tamanho real foi uma festa... Todos queriam tocar no boneco e diziam orgulhosos: Esse sou eu!!!



Um outro dia recortamos de revistas olhos, boca e nariz para fazer o rosto do boneco.






 Os contornos foram enviados para casa juntamente com os materiais para que os pais fizessem com as crianças as roupas e cabelos e assim dar vida aos bonecos.

 A participação dos pais nos surpreendeu...colaboraram e foram muito criativos!!! Ficou demais!!! Dos 18 alunos, 18 trouxeram as atividades!!!!!


Os trabalhos foram expostos na entrada da escola, e quando eles passam apontam e falam com satisfação que aquele boneco é ele, e que foi a mamãe e o papai que fizeram com ele... SENSACIONAL!!!!

Nenhum comentário: